• Equipa Clínica Navegantes

Aqui estamos nós, juntos a trabalhar por vós e convosco.


Muita tinta tem sido escrita relativamente aos tempos que se vivem e sobrevivem na era covid-19. Hoje através da nossa página vamos conversar um pouco com as famílias que estão desse lado.

O mundo mudou, as pessoas foram desafiadas em tempo record a ajustar-se a uma nova realidade desconhecida. As energias têm fluido, por vezes em polos negativos e outras em pólos positivos.

Os dias parecem iguais, ou muito parecidos… quase poderíamos fazer o jogo das diferenças… não fossem os números que saem às 12h, podíamos imaginar-nos presos numa máquina do tempo em que tudo é estranhamente igual. Porém, urge olhar para o potencial das rotinas, das paredes que tão bem conhecemos. Ninguém melhor do que vós para usufruir, tanto quanto possível, da vida como ela está.

Estamos todos conscientes de como é difícil, mas sabemos que os bons marinheiros não se fazem em marés calmas.

Seguem-se algumas reflexões, da nossa família técnica para a vossa família.

Acordar, espreguiçar lentamente e vestir roupa normal. O nosso cérebro fica muito mais adormecido se ficarmos de pijama todo o dia, parece que não estamos prontos para ter um dia ‘normal’; sim porque estar em casa todo o dia é a nossa nova normalidade. Os pijamas ficam para os dias de ronha (quando o rei faz anos), para vestir na hora de ir dormir, ou para quando estamos doentes… de resto temos de manter as atividades da vida diária tal como aprendemos, acordar, higiene, vestir, pequeno almoço e vida a continuar.

Tarefas, trabalhos, tempestades, teimosia… tudo começa com T… também a ternura, a tolerância, tik-tok, tontices, tempo… é muito importante que não sejam trucidados com as exigências de fazer tudo como se nada tivesse mudado. Nem sempre os trabalhos de casa enviados pela escola vão ser cumpridos, nem sempre as refeições serão as mais saudáveis, nem sempre a voz dos pais será a mais calma, ás vezes o banho será mais demorado, ou até adiado… permitam-se viver com foco e com a certeza que também hoje o dia vai terminar. Que amanhã teremos uma nova oportunidade de pensar e refletir sobre o que esperamos de nós próprios e como podemos com os nossos Talentos contribuir para um dia mais Tranquilo.

Henry Ford disse

“Juntar-nos é o começo, ficar juntos é progresso, e trabalhar juntos é sucesso.”

Aqui estamos nós, juntos a trabalhar por vós e convosco.

Mafalda Correia – Terapeuta Ocupacional

14 visualizações