top of page
  • Foto do escritorEquipa Clínica Navegantes

Saúde Mental sem fronteiras


O tempo em que apenas de modo presencial era possível o apoio de profissionais de saúde mental e outros já lá vai, sobretudo num tempo em todos vivemos que obriga ao recolher domiciliário, à distância social ao teletrabalho, esta é a opção.

Alguns estudos efetuados no campo da intervenção psicológica à distância refletem e confirmam que a prática psicológica à distância é tão eficaz, como a presencial. Algumas investigações destacam a grande eficácia da intervenção através das novas tecnologias em quadros relacionados com a Ansiedade e Depressão, a par da intervenção face a face.

Contudo é também verdade que em alguns casos, a terapia à distância não é recomendada e por este motivo a decisão desta alternativa à distância tem sempre de ser avaliada com o profissional.

Vivemos numa era de tecnologia, mas também atualmente de pandemia, na qual a saúde mental importa, mais do que nunca e não será excessivo afirmar que a intervenção psicológica pode fazer toda a diferença.

Na verdade, as novas tecnologias permitem uma maior proximidade entre as pessoas em geral e os profissionais de saúde e constitui uma prática habitual sobretudo em situações em que as pessoas por questões de mobilidade têm dificuldade ou não podem sair de casa, vivem em zonas geográficas onde não existem respostas eficazes, quando mudam de cidade, País, nas férias.

Contudo e falando da intervenção psicológica à distância é muitas vezes uma modalidade que a própria pessoa solicite, quer por questões de economia de tempo, de planeamento de agenda ou mesmo no caso de algumas fobias sociais que numa fase inicial de intervenção faz com que a pessoa se sinta mais segura para pedir ajuda e iniciar o tratamento.

Importa referir que a intervenção em saúde à distância e particularmente no que se refere à intervenção psicológica à distância mantém os mesmos pressupostos de qualidade do serviço prestado, as mesmas obrigações e responsabilidades e o cumprimento das normas éticas e deontológicas previstas para a intervenção face a face. Numa intervenção psicológica à distância contamos com um profissional igualmente isento, que de forma empática e profissional apoia a pessoa.

A intervenção â distância permite que mais pessoas possam apostar, cuidar da sua saúde mental, afinal não se procura ajuda de um profissional de saúde mental apenas em casos de patologia, perturbação, mas também na prevenção, no apoio em experiências e momentos da vida mais difíceis ou até mesmo com vista à promoção do bem estar.

Tendo em conta o momento particular que vivemos, a intervenção à distância é a única e por isso a melhor opção, de forma a garantir a continuidade do acompanhamento a muitos que confiam em nós, não comprometendo assim o trabalho já realizado e a necessidade de continuidade na prestação dos cuidados, apoio e acompanhamentos.

No caso de fazer já terapia, converse com o profissional que o acompanha para saber sobre a possibilidade da intervenção ser realizada online.

Se por acaso, por vários motivos nunca procurou ajuda, aproveite agora o momento. Se sentir que nesta altura em particular que vivemos beneficiava de um apoio profissional, não hesite em procurar ajuda e cuide da sua saúde mental.


Dra. Sónia Serrão | Psicóloga Clínica

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page